As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas desencadearam profundas mudanças na atuação da mulher na sociedade. Num passado recente a mulher exercia um papel de educação dos filhos e administração do lar.
Da esfera doméstica à ocupação de diferentes funções. Estão conquistando cada vez mais seu espaço no ambiente profissional e ocupando cargos de gestão, com mais autonomia e liberdade
Contudo, as mulheres seguem sendo as responsáveis pela educação dos filhos e administração da casa. Atuam profissionalmente numa jornada de ou mais, buscam qualificação profissional e muitas ainda são as provedoras do lar.
Estas conquistas sociais têm sido alcançadas e assimiladas de forma diferenciada pelas mulheres. Muitas estão sobrecarregadas, enfrentam problemas como a diminuição no tempo de sono e a falta de cuidados com a vida afetiva, saúde, corpo e alimentação adequada.
Problemas cardíacos, estresse, aumento de peso, diabetes e outros passaram a ser uma realidade na vida de muitas mulheres.
O grande vilão passou a ser o tempo. Afinal, como conciliar tantas atividades num período de 24h mantendo o equilíbrio?
No Dia Internacional da Mulher, aproveite para reavaliar sua vida e organizar seu tempo qualificando suas atividades diárias.
Assim como muitas de vocês, eu também passo pelos mesmos desafios e tenho algumas dicas que poderão ser úteis:
· Dormir no mínimo diárias, manter uma alimentação adequada em horários definidos e fazer exercícios físicos é fundamental. Você pode frequentar uma academia ou simplesmente caminhar no mínimo 40 minutos diariamente. Faça uma visita ao médico anualmente.
· Sua alimentação deve ser equilibrada e com intervalos de no máximo ou seja, café, lanche matinal, almoço, lanche da tarde e uma alimentação leve a noite. Faça ao menos uma refeição diária em família.
· Procure utilizar uma agenda e organizar todas suas atividades profissionais e pessoais. Organização é fundamental! Elimine os ladrões do tempo, como gavetas desordenadas, utilização inadequada das redes sociais, desperdício de tempo ao telefone e conversas desnecessárias.
· Divida tarefas domésticas com os filhos e marido. Sua família precisa entender que os tempos mudaram e que todos são responsáveis pela organização do lar.
· Mantenha-se atualizada, participe de palestras e seminários. Muitos são ofertados gratuitamente. Curse uma faculdade, existem muitas oportunidades subsidiadas pelo governo e propostas a distância.
· Eleja um dia da semana como o “Dia da Família”. A cada semana um membro pode ser o responsável pela organização desta confraternização. Deixe seus filhos e esposo organizarem este dia. Comemorem as conquistas! Assim como o dia da família, é preciso estabelecer o “Dia do Casal” e o seu dia, onde você vai fazer algo que gosta muito. E se você está sozinha, não desanime! Procure alguém como você. Amar faz bem a saúde!
· Use seus conhecimentos para elaborar uma boa gestão financeira familiar. Use adequadamente seus recursos financeiros e evite surpresas.
· Cuide da sua vida espiritual. Ter fé é fundamental para o alcance das suas conquistas.
Mulheres, não existe fórmula mágica! O dia continua tendo 24h. O segredo é simplificar. Elimine tudo que é desnecessário, seja prática!
É preciso ter coragem para ser uma pessoa de sucesso. Abandone os velhos conceitos. Estabeleça objetivos a longo, médio e curto prazo. Tenha motivos para acordar pela manhã motivada e feliz!
Acredite, a expectativa de vida aumentou. Nós viveremos cerca de 100 anos! Faça de cada minuto um momento especial.
Feliz Dia Internacional da Mulher!