segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Inteligência Competitiva x Planejamento 2012

Artigo elaborado por Madeleine Schein, que trata sobre o tema: Inteligência Competitiva x Planejamento 2012, foi publicado na Revista Matéria Prima de dezembro, pag. 29.


A projeção dos analistas do mercado financeiro para o desempenho da economia brasileira em 2011 foi mantida. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 permaneceu em 4,00%. Já para 2012, a previsão de expansão recuou de 4,20% para 4,10%. Alguns economistas asseguram que o PIB não será superior a 3,5%. Por sua vez, a estimativa de inflação (IPCA) para 2012, elevou-se de 5,00% para 5,10%.
Em 2011, convivemos com um pequeno desaquecimento da economia brasileira e com a ameaça da inflação. Apesar de continuarmos tendo um mercado interno forte, 2012 será um ano difícil em que de alguma forma deveremos ser afetados pelo cenário internacional.
O mercado está mudando continuamente. Os dados aqui apresentados irão afetar as estratégias das empresas brasileiras em 2012, contudo não definem seus resultados para o próximo ano.

Como reverter este quadro e assegurar um crescimento sustentável?
Para competir neste novo contexto é preciso analisar o mercado, estudar a concorrência e entender as necessidades dos clientes, criando produtos e serviços direcionados às suas expectativas.
A utilização da Inteligência Competitiva tornou-se uma necessidade para as empresas que pretendem ter alta performance. Esta técnica proporciona a elaboração de um processo contínuo de monitoramento e análise estratégica dos cenários e conjunturas mercadológicas em que sua empresa está inserida.

Inteligência Competitiva, pode ser definida como a atividade de gestão estratégica que tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem às tendências de mercado e à evolução da concorrência, avaliem ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégias de desenvolvimento da organização. Inteligência Competitiva é o processo pelo qual as organizações obtêm informações sobre concorrentes e o ambiente competitivo e as aplicam em seu planejamento estratégico, de forma a obter um desempenho superior.
No entanto, a Inteligência Competitiva precisa ser utilizada juntamente com o Planejamento Estratégico.

Planejamento Estratégico é um processo gerencial para desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança. Trata-se de uma ferramenta de gestão que possibilita analisar todas as informações obtidas e organizá-las no formato de estratégias e ações que deverão ser aplicadas e monitoradas ao longo do ano. Através do monitoramento avalia-se o desempenho das ações e sempre que necessário devem ser elaboradas ações corretivas visando alcançar os objetivos esperados.
Nas organizações modernas esta atividade é desenvolvida por equipes, com a contribuição e aprovação de cada departamento da organização. Todas as áreas da empresas são envolvidas e motivadas a reagir de forma proativa às tendências de mercado. Seu objetivo é dar forma aos negócios e produtos, possibilitando o lucro e o crescimento almejado.


Resultados superiores - Ao analisar os passos de seus concorrentes, estas ferramentas de gestão permitem que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas. Sua empresa passa a adotar estratégias inovadoras e alcança resultados superiores aos dos concorrentes, assim como posiciona sua marca de forma diferenciada.
Embora as previsões para 2012 não sejam as melhores, as empresas aprenderam com a crise financeira de 2008 que podem aprimorar seus produtos, simplificar os processos produtivos, aperfeiçoar a gestão de suas empresas e diminuir seus custos.
Estamos vivendo uma nova onda de oportunidades. Para quem souber “surfar” com agilidade, os ganhos poderão ser promissores.


Site: http://www.schein.srv.br/   Twitter: @mktschein   Facebook: Madeleine Schein