Atualmente grande parte das pessoas passa seu maior tempo no ambiente de trabalho, convivendo com colegas, fornecedores e clientes. Muitos empreendem uma jornada superior a 8h diárias, dormem cerca de 6h a 7h, sem contar o tempo gasto com transporte que pode chegar a 2h, sobrando pouco tempo para dedicar a família.
Durante o período que exercemos nossas atividades profissionais, devemos ser produtivos, criativos, eficientes e eficazes em nossa atuação. No entanto, muitas vezes o clima organizacional não é propício para estas práticas. O ambiente tenso é provocado por situações variadas.
Segundo uma pesquisa da rede social para contatos profissionais, Linkedin, com mais de 120 milhões de membros em todo o mundo e 4 milhões no Brasil, os fatores que mais irritam os profissionais no trabalho são fofoca excessiva, furto de comida na geladeira, ouvir os constantes toques dos celulares dos seus colegas e uso de roupas inadequadas. Blusas decotadas e saias curtas irritam mais as mulheres (76%) do que os homens (44%).
Contudo, o que realmente mais irrita os 17 mil profissionais entrevistados pelo LinkedIn, independentemente do país, são as pessoas que não se responsabilizam pelas suas atitudes e decisões.
Vivemos num período de competitividade intensa e foco constante em inovação, onde o tempo desperdiçado poderia ser perfeitamente utilizado para gerar energia positiva para novos negócios e projetos.
Dicas para melhorar e contribuir!
Se você quer trabalhar num ambiente saudável e crescer profissionalmente, adote algumas atitudes positivas, por exemplo:
· Fale e cumprimente todos. "Bom Dia", "Por Favor" e "Obrigado" são obrigatórios no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho do ascensorista ao presidente da empresa;
· Limite-se a opinar somente sobre assuntos profissionais, usando a palavra sempre na busca de colaborar com soluções. Se você for criticar, cale-se, o que não contribui é dispensável;
· Procure falar sempre a verdade. Se precisar faltar, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu líder e não invente doenças ou lutos. Quando descoberta, mesmo uma pequena mentira pode causar grandes estragos.
· Se você tem alguma dúvida sobre sua empresa, pergunte ao seu superior. Existem pessoas que vivem de fofoca e parecem ter como função, espalhar informações não comprovadas entre seus colegas de trabalho. São as pessoas responsáveis pela “Rádio Peão”. Essa rádio veicula notícias falsas, cria insegurança, incentiva a desunião e faz um enorme mal para todos. Fique atento, quem escuta fofoca também contribui!
· Se alguém lhe pedir um favor e você puder atender, faça. A boa convivência no dia-a-dia depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Se você ajudar com boa vontade, seus colegas tenderão a retribuir da mesma forma.
· Respeite o espaço de seus colegas, não usufrua daquilo que não lhe pertence. Os profissionais devem se salientar por suas idéias, ações e atitudes positivas. Espaços de convivência devem ser respeitados.
· Ninguém precisa ouvir várias vezes sua música preferida tocando no celular e muito menos participar de suas conversas e problemas particulares. Seja discreto!
· Para cada ambiente um vestuário. A adequação do traje de trabalho tem a ver com a atividade exercida, clima, local e o horário em que será usado. Se o uniforme não for obrigatório, segue o que se recomenda para o traje em geral: considerar a idade e o físico da pessoa. Vestir-se com o cuidado de não exceder em luxo, e também não usar um padrão de roupas inferior ao da média do que usam os colegas. São consideradas inadequadas para a mulher roupas que são coladas ao corpo, curtas e sem mangas, com decotes grandes ou em tecidos transparentes ou brilhantes.
· Se você ocupa um cargo de liderança, exerça de forma positiva. Lembre-se que o líder é um facilitador do processo, sua função é conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Sua responsabilidade é motivar e influenciar colaboradores.
Um dos motivos de estresse nas organizações está na qualidade de nossos relacionamentos diários e na forma de como lidamos com os desafios e mudanças. O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais, aumenta a união entre a equipe, eleva a produtividade e ameniza o estresse.